Metrô e CPTM receberão financiamento de US$ 550 milhões do Bird para compra de novos trens em Linhas que passam pela Marginal Pinheiros, sendo uma delas a Linha Amarela, que vai até Vila Sônia
segunda-feira, 12 de maio de 2008O Metrô e a CPTM obtiveram a aprovação de US$ 550 milhões em financiamento do Grupo Banco Mundial (BIRD) para a execução do projeto de trens e sinalização. Esse empréstimo integra um pacote que inclui outros dois investimentos para o país, aprovados na última semana.
O novo recurso permitirá a aquisição de trens e a modernização do sistema de sinalização, ações que vão permitir a redução nos intervalos, oferecendo um aumento significativo no número de viagens, no Metrô e nos trens metropolitanos da CPTM. As melhorias nas linhas 7-Rubi e Linha 12-Safira, da CPTM, e 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô proporcionarão benefícios importantes para os usuários do transporte público, como aumento da rapidez nos deslocamentos, gerando mais competitividade na maior cidade brasileira.
Para o Metrô, serão adquiridos 17 novos trens, sendo 10 para a Linha 3 -Vermelha e 7 para a Linha 1-Azul, o que melhorará o nível de conforto. Paralela a essas ações já estão em andamento obras de expansão da Linha 2-Verde até o bairro da Vila Prudente as obras da Linha 4-Amarela, que ligará Luz até Vila Sônia e, na Linha 5-Lilás, preparam-se desapropriações para construção das estações Adolfo Pinheiro e Campo Belo. Até 2010, haverá um acréscimo de 20 km de metrô na cidade de São Paulo, o equivalente a 1/3 de sua rede atual.
Para CPTM, serão compradas mais 40 composições e também acontecerá a modernização do sistema de sinalização de vias, o que permitirá a redução dos intervalos programados.
Assim, dos atuais 261 km da rede, 160 passarão a operar com qualidade de metrô.
Com todos os investimentos e projetos realizados até 2010, a previsão é de que ocorra um aumento de 55% no uso do sistema sobre trilhos no transporte público. As melhorias no transporte metroferroviário colaboram ainda com o meio ambiente, ocasionando menos poluição, menos carros nas ruas, menos horas perdidas e menos acidentes de trânsito. São esperadas a redução de 47 mil toneladas na emissão de poluentes e a economia no consumo de 24 milhões de litros diesel e gasolina.
Momento de Transição
Hoje, o Metrô vive um momento de transição. Milhões de pessoas que não podiam utilizar o transporte metroviário, passaram a usá-lo em razão de duas conquistas sociais: a criação do Bilhete Único e o aumento da renda da população. Para atender ao grande volume de passageiros, a Companhia está aplicando, por meio do Plano de Expansão, mais que o dobro do que investiu no ano passado em manutenção, o que agilizará ainda mais as viagens.
Neste ano, o Metrô implantou algumas ações para melhorar o serviço prestado à população. Em fevereiro, adotou 21 medidas para ampliar a prontidão no atendimento, na segurança e nos procedimentos de manutenção/operação das linhas. Foram contratados mais funcionários, aumentadas as rondas dos agentes de segurança e realizadas campanhas educativas. Além disso, o usuário pode expressar a sua opinião por meio de pesquisas.
A implantação dessas medidas já mostra resultado. Estatísticas e pesquisas realizadas comprovam, por exemplo, a redução das paradas dos trens. O número de interferências nas viagens em fevereiro de 2007, era de 17 em fevereiro deste ano, quando foram implantadas as 21 medidas, esse número caiu para 12.
Esse é apenas o começo da modernização do Metrô. A partir do próximo ano, com os investimentos na ampliação e melhorias da rede, mais os novos trens e o moderno sistema de sinalização, sem contar a expansão das linhas e novas estações, a população já irá notar as mudanças que facilitarão seus deslocamentos pela cidade.
Neste ano, os usuários da CPTM já tiveram muitas conquistas, como a conclusão da extensão da Linha 9-Esmeralda (antiga Linha C), na Marginal Pinheiros, que ganhou mais 8,5 km, e três novas estações: Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú. As duas últimas estações foram entregues no dia 21 de abril. Também, na Linha 9-Esmeralda, seis dos 12 novos trens já entraram em operação este ano.
Em janeiro foram entregues as primeiras estações da reestruturação da Linha 12-Safira (antiga Linha F): USP Leste (nova) e Comendador Ermelino (reconstrução). Outras melhorias poderão ser percebidas em breve, nessa linha, com a entrega das estações Jd. Helena (nova) e Itaim Paulista (reconstruída), neste mês, e Jd. Romano (nova) com inauguração prevista ainda neste semestre.
Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo
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