Banco Mundial aprova empréstimo adicional para Linha Amarela do metrô de São Paulo, que passará na Vila Sônia
quarta-feira, 9 de abril de 2008São Paulo – O Banco Mundial (Bird) aprovou um financiamento adicional de US$ 95 milhões para Linha 4 do Metrô de São Paulo, em razão da desvalorização do dólar diante ao real. O crédito extra, segundo o banco, é necessário para permitir a conclusão do projeto. O primeiro empréstimo para o projeto, assinado em 2002, foi de US$ 209 milhões.
O empréstimo adicional terá prazo de pagamento de 25 anos, com cinco anos de carência e opção para conversão de moeda e taxa de juros. “Os empréstimos cobrirão os custos do projeto, afetados pela desvalorização do dólar americano em relação ao real”, informa o Bird.
De acordo com o Bird, a parceria público-privada (PPP) entre o banco e o governo de São Paulo é pioneira na área de transporte urbano e deu início à tendência de investimentos da iniciativa privada no setor.
O financiamento deve ser apreciado pelo Ministério da Fazenda e pelo Tesouro Nacional, que posteriormente encaminharão parecer ao Senado. “O parecer é analisado pela CAE [Comissão de Assuntos Econômicos do Senado] e depois vai para aprovação em plenário”, explica o secretário da comissão, Luiz Gonzaga Silva Filho.
A Linha 4, ou Linha Amarela, vai ligar o bairro Vila Sônia, na zona sul, à Estação da Luz, no centro de Sâo Paulo. Ela será implantada em duas etapas, sendo que a primeira delas tem previsão de entrega entre o final de outubro de 2009 e fevereiro de 2010.
Em janeiro de 2007, um acidente na construção de um túnel na futura estação de Pinheiros, na zona oeste da capital, abriu uma cratera, deixando sete mortos. A previsão antes do acidente era que ela começasse a operar em dezembro de 2008.
Mais notícias sobre a Vila Sônia:
- Kassab rebate Alckmin sobre investimentos na Linha Amarela (Luz-Vila Sônia) do Metrô
- Vila Sônia terá ônibus para Região Metropolitana
- Moradores da Vila Sônia querem pista de bicicross no bairro
- Contratos do metrô que passa pela Vila Sônia com a francesa Alstom são investigados na Suíça
- Criminosos roubam caixas eletrônicos dentro do Shopping Butantã, na Vila Sônia, Zona Oeste