Moradores da Vila Sônia já contam com fornecimento de água
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou no início da tarde desta quarta-feira, 10, que o abastecimento está praticamente normalizado nas regiões afetadas pelo rompimento de uma adutora. Os reparos foram encerrados por volta das 14 horas de terça-feira, 9.
A adutora de grande porte se rompeu no começo da manhã de domingo, 7, na esquina entre as avenidas Roque Petroni Júnior e Chucri Zaidan, em frente ao Shopping Morumbi. Cerca de 750 mil moradores das zonas sul e oeste e região metropolitana de São Paulo foram afetados.
De acordo com a Sabesp, Butantã, Vila Sônia , Pirajussara, Jardim São Luiz, Campo Belo, Americanópolis, Interlagos, Raposo Tavares, Jardim Campestre e Granja Viana já contam com o fornecimento de água.
Osasco, Itapecerica da Serra, Jaguaré e Bela Vista – regiões atendidas por outro sistema, mas que sentiram a falta d’água em virtude da manobra emergencial da Sabesp para atender os bairros mais críticos afetados pelo rompimento da adutora – também contam com o fornecimento de água normalizado.
O abastecimento está regularizado para cerca de 90% dos moradores de Morumbi, 80% dos de Taboão da Serra e parte de Embu. A normalização dessas regiões e do Jardim Ângela, que são locais mais altos e distantes, deve ocorrer ao longo do dia.
O rompimento da adutora ocorreu por causa das fortes rajadas de vento durante a chuva da madrugada de domingo. A ventania provocou o destelhamento da Estação Elevatória Theodoro Ramos. A chuva danificou os painéis elétricos da estação e provocou uma parada abrupta das motobombas. Essa parada repentina criou uma grande onda, que se propagou dentro da tubulação a uma velocidade muito grande e afetou a válvula que faz a descarga da adutora, ocasionando o rompimento. A distância da estação elevatória ao ponto do rompimento é de 6,3 quilômetros.
Desde o início da operação, cerca de 1 milhão de litros de água – suficientes para abastecer 10 mil habitantes – foram distribuídos por caminhões-pipa.
Casos emergenciais serão atendidos pela Central de Atendimento 195, que funciona 24 horas. A ligação é gratuita. Atendimentos também podem ser feitos via chat ou por email pelo site da Sabesp.
Fonte: Agência Estado